Phantasy Star Generation 2

Phantasy Star Generation 2 é… o jogo que eu mais odeio no mundo!!!! VÃO TUDO A PUTA QUE OS PARIU!!! Que raiva dessa porra, eu odeio ele mais que odeio tomar banho no inverno do Rio Grande do Sul de 1°, que tem vento de fazer voar gente magra e chuva fina que vem até de baixo da terra. Odeio ele mais que feijão por baixo do arroz. Odeio ele mais que música nova da Juliette! Mais que novos filmes da Marvel! Nossa, que tanto ódio!!!

Acho que vou ter um ataque cardíaco!! Meu peito está doendo e está formigando a ponta dos meus dedos!! Meu Deus, acho que vou morrer….

Gente, essa foi quase. Dei sorte que a SAMU chegou rapidão, pois quase fui de arrasta para cima. Achei mesmo que ia de Vasco nessa. Vou ter que tomar mais cuidado daqui para a frente, se não é abraço no pata rachada certamente.

Mas assim, sério mesmo, que nojo dessa porra de jogo. Consegui desgostar ainda mais que o original, que inclusive vem junto com essa bosta de remake que não faço nem questão de dar informações de lançamento e publicação. Se quiser informações vai atrás do post do 1 que comentei sobre ou vai na net que eu larguei de mão.

Esse 2 aqui é um cachorrice ainda maior que o primeiro, pois ele além de ser que nem que igual ao original de Mega Drive, é que nem que igual ao 1. Só que consegue a façanha de ser pior que os dois. Tem que dar os parabéns para essa merda de Sonic Team, que deveria levar uma bomba nuclear na sua sede, como ocorreu com Hiroshima e Nagasaki. Ok, passei um pouco do ponto, mas perdoem que estou ainda sob efeito de analgésicos fortes.

Vamos começar pelo sistema de batalhas, que é melhor que o do original. O que não é um grande feito, já que aquele sistema é o pior sistema de batalhas feito na história. O sistema segue o do primeiro gene, mas com umas adições que deveriam ser interessantes, mas que no final só deixam o jogo desbalanceado.

O primeiro ponto de mudança, é a adição de um tipo de análise feita ao atacar o inimigo, que diz quanto de HP ele tem sobrando. Ou foi o que eu entendi, já que essa telinha é mais confusa que os discursos da Dilma. O sistema não é ruim, mas era bem mais simples ter colocado barra de life no inimigo, né mesmo? Os caras tentam inventar em coisas que não precisam, é para fuder o cu do palhaço. Não que eu queria foder um cu de palhaço, é só um jeito carinhoso de falar.

Outro ponto de mudança é o que chamo de nível de ataque. Quando você escolhe o ataque físico, uma barra de energia aparece e você deve segurar o botão de ação, para escolher a força do ataque. Que nem barra de força de chute em jogo de futebola, saca? Os níveis vão de 1 a 3, onde:

  • 1 é um ataque fraco, mas que é rápido e tende a ser executado primeiro que os ataques/ações dos inimigos.
  • 2 é um ataque balanceado e que usa simplesmente o sistema de velocidade do personagem. Ou seja, sempre o inimigo vai na sua frente.
  • 3 é um ataque forte, mas que é lento e com toda a certeza vai rolar depois do ataque/ação do inimigo.

Falando assim, parece interessante e vou confessar que a ideia é boa, mas não aqui. Vou falar mais da dificuldade depois, mas quem jogou sabe o quanto PS 2 é peculiar nesse aspecto. E aqui não é diferente, o que faz esse sistema ser mais um ponto para você se fuder, do que deixar as coisas menos monótonas, com você só apertando botões que nem um símio como muito jogo faz.

Aí o panorama é o seguinte, se você usar o ataque fraco, os inimigos comem a sua bunda no turno deles, se o usar o médio, tem uma chance de ter a bunda comida antes de seu turno e ainda atacar de forma ineficiente, e se atacar forte, pode ser que nem chegue a sua vez. Que coisa linda!! Fechamos um paradoxo no final das contas!!

Sem falar que dar aquela farmadinha amiga se torna um desafio ainda mais interessante. Sim, ainda existe a opção de auto, mas como ela usa ataques físicos de nível 2, você já deve imaginar que não é uma boa opção. Caralho, o 4 está aí com as macros, por que meu senhor, que essa gente não o usa como exemplo? Para que fazer sistema arcaico ainda? Nostalgia é meu ovo esquerdo, quero melhoria na jogabilidade.

Mais um ponto interessante é o sistema de rank de batalhas. Pelo menos é assim que eu chamo o sistema que te dá uma nota após cada luta e com ele delimita a quantidade de grana e XP que seu grupo vai ganhar. Que baita ideia te dar nota em jogo onde você pode apenas escolher opções em um menu. Quem sabe a gente troca o xadrez para usar nota também e ganha quem melhor posicionar as peças no tabuleiro? Ou quem mais escolher jogadas famosas, mesmo que tome uma surra no jogo? Seria tão mais justo! TOMAR NO MEU CU DE ÓCULOS!!

Bom comentar que aqui nesse merda, temos a implementação de um sistema parecido com limit breaks de FF 7, onde vai enchendo uma barra e com ela cheia libera um ataque foda do personagem. Todo mundo ama esse sistema, mas óbvio que aqui é uma merda, já que demora para um caralho para encher a porra da barra e você mal usa isso. É mais fácil passar um ônibus aos finais de semana no meu bairro que essa barra encher!! MAIS UMA VEZ, TOMAR NO MEU CU DE ÓCULOS!! Sem falar que é mais fácil você morrer que a barra encher, já que os inimigos são uns tarados.

Outra coisa que reparei no sistema de combates, é que quando você é emboscado ou embosca os inimigos, o dano causado fica pela metade. Nossa como os devs desse jogo são legais! Colocaram um sistema para você não se ferrar muito quando é pego com as calças arriadas. Ah, esse mesmo sistema te ferra e faz as emboscadas serem descartáveis e você perder TP(MP) a toa? Faz, mas não são eles que controlam a taxa de emboscadas, então melhor assim (contém ódio e ironia profundas).

Também notei que o dano dos personagens/inimigos aumenta conforme vai passando o turno. Não sei se isso é uma realidade, mas notei. Tem umas barras e números que ficam junto com a hud do personagem que inclusive pode ser isso, mas pode ser só viagem minha mesmo. Se não for, é mais um ponto que caga completamente o lance dos limit breaks. Os caras não acertam uma, puta merda!!

Por último do sistema de batalhas, quero reclamar da opção de fugir das lutas. Não consigo entender por que ele existe nesse jogo, sendo que você quase nunca, ou até nunca, consegue fugir!! Isso realmente não é específico de Generations 2, pois no original isso já rolava, mas no final a pergunta que fica é somente? PORQUE??

Dá para concluir o motivo do meu ódio só com o que já descrevi. Os caras tiveram um monte de boas ideias para melhorar os combates, mas implementaram tudo em cima da base do game original, que era super ultra mega master desequilibrado. Aí ficou vários sistemas interessantes em um jogo desequilibrado. É para a igreja de St. Evan levantar as mãos para o céu e dar aleluia!!

Mas não para só no sistema de batalhas não, ah não. Temos piorias, que para quem não manja é o contrário de melhorias, na gestão de itens. Os menus são mais agradáveis que o original, temos mais informações, opção de conversa com dicas (como no 1), um melhor gerenciamento dos itens e até gestão de equipamentos. Mas as lojinhas? Ah, as lojinhas!! Chego a ficar triste na moral!!

Comentei que o Generation 1 tem o melhor sistema de lojas que já vi, você faz tudo nelas, já aqui segue a mesmíssima merda que o original. A única coisa que muda, é que dá para ver o stats da arma e quem a equipa, e era isso. Não tem descrição de item/arma, não tem como já equipar os manos, não tem como saber se a arma é melhor que a equipada atualmente, não dá nem para sair da loja apenas clicando em um botão.

Caras!! Esse sistema estava pronto no 1, era só reutilizar seus filhos de vinte e cinco vagabundas cirandeiras!!! Meu senhor, já está doendo de novo o meu coração!! Não pode ser uma coisa dessas, esses caras estão querendo me adoecer mesmo. Sei que vai ficar repetitivo, mas mais uma vez, PORQUE?

Para não ficar só na deprê, vou dar o braço a torcer e dizer que temos um sistema bem interessante implementado nessa pérola dos video jogos merda, que é sistema de tasks para personagens que estão na reserva. Falando assim parece algo muito foda, mas é só poder escolher se os personagens reservas vão ficar treinando, onde recebem um pouco de XP das lutas, ou ficar fazendo itens. Isso facilita a vida, para não precisar ficar trocando de personagem para eles subirem de nível e perder todo esse tempo. Ninguém aqui fica sem trabalho, vão trabalhar vagabundagem!!

Se bem que nesse jogo e no original, não tem motivo nenhum para ficar trocando de grupo. Você escolhe uma turma e vai até zerar. Mas os itens de cura gerados podem de fato ajudar e o sistema é interessante. Como disse, melhor que ter que farmar com todos.

Achei interessante também a diferença da progressão que a personagem Nei tem em relação aos outros. Ela vai estar no nível 30 e os outros manos vão estar no nível 10. Isso é interessante, pois faz sentido com a história dela, já que ela tem um crescimento e metabolismo diferente dos demais. Além de claro ter aquele fatídico destino na história, que com uma progressão rápida ameniza a perda de tempo. Do que eu estou falando? Leia o post do original e descubra meu caro!!

Em termos de gráfico temos o mesmo do Generation 1, parece feito no RPG Maker usando assets free e cheio de JPEG estático. Poderia ter umas animações? Sim. Poderia ser uns quadrinhos como no 4? Claro. Mas é essa bosta aí, que é melhor que o original, mas não é o suficiente. O mesmo pode se falar das músicas, que são só requentadas. Uma decepção como o outro G.

A história segue que nem que igual a original, mas tem aquele tomperro que deixa a parada levemente mais interessante. Vamos ter mais diálogos e mais explicação para cada quest. Sem falar que vamos ter várias citações a coisas que ocorrem no Text Adventures (procura o post no site, oh merda!), que dão aquela fechada boa no ciclo. Ainda temos uma história clichê no final das contas, mas pelo menos agora é mais bem contada.

Antes de partir para os spoilers, vou ter que comentar algo que já mencionei anteriormente, a dificuldade desleal desse jogo. O original já é um dos jogos mais desgraçados que joguei, mas esse aqui parece ainda pior. Ele é filha da puta manos. As dungeons são iguais, então é aquela coisa cabeluda feita para você perder tempo. A progressão dos personagem é muito alta, para você não conseguir fazer aquele farm maroto. Os inimigos sempre tem níveis muito mais altos que seus manos, a ponto de te matarem com um golpe muitas vezes e sempre te atacarem primeiro. Sem falar que não temos como fugir das lutas de forma tranquila, como já comentei.

Caras, vocês vão tomar muito game over nessa naba! Pegou a máquina de ovo virado, você se fudeu. Os inimigos quase sempre atacam o personagem com menos HP e eles focam 100% nele. É uma pau no cuzisse tremenda, sem menor piedade. Dá vontade de largar mão de tudo e ir vender pipoca na praça. Dá uma tristeza só de pensar, os caras fizeram simplesmente um game desbalanceado e que você não tem muitas formas de mudar as coisas.

Quer dizer, você pode fazer uma coisa sim. Existe um item que você consegue lá pelo meio do jogo e que faz não ter batalhas por um tempo. O seu melhor amigo sem sombra de dúvidas, pode ter certeza. Eu usei isso para passar direto pelas dungeons e deixei para farmar na nave final, onde você pode lutar com monstros fodas de alto XP e vai ter como se curar de grátis com Lutz (Noah).

Vê se isso não é simplesmente uma quebra do gameplay completa? Você vai passar reto nas dungeons, sem luta, porque elas são difíceis e você não vai ter o nível necessário. É para acabar, você tem que achar jeitinho brasileiro para zerar o game, pois ele é desbalanceado de forma artificial para ser difícil e aumentar o tempo de jogo. É para perder a fé na humanidade. Aqui vai ter que ser na base do roubo (save state e reset direto), do mapa com rotas marcadas e olho no detonadinho safado.

Falando em detonado, acho que vou levantar mais uma hashtag contra essa senhora aqui:

Sim, a merda da Rosa dos Ventos, essa vagabunda. Vocês que fazem detonado, pela mor de santo cristo, parem de usar esse sistema como referência de direção. Ninguém aqui é o Bear Grylls não, todo mundo funciona com esquerda, direita, cima e baixo. Noroeste e Sudeste são o meu pau mole!! Parece grávida que usa semanas para contar o tempo de gravidez, sendo que a gente funciona com dias e meses. Essa galera quer mostrar que é diferente, inteligente, eu sei lá. Só parem de usar esses sistemas que ninguém entende e sejam seres humanos normais, se não vou levantar todo o meu poderio de influência e gerar mais uma poderosa hash. Depois que fiz isso com o Random, ninguém usa!! Podem notar!!

Spoilers


Mais uma vez, a história segue o original sem grandes mudanças. Eusis (Rolf na versão americana, que no caso aqui não existe, pois o jogo ficou só na Japa), sai em aventura com uma turma de desajustados para ver o que está rolando com o Cérebro Mãe, que é um PC fuleiro que fazia tudo para os vagabundos do futuro. Nessa aventura ele descobre uma grande treta que envolve, uma irmã gêmea do mal de sua “amiga” gato Nei, a famosa Força Negra (Dark Falz), o mal geral da série, e seres humanos da terra, que cagaram seu mundo natal. Ele também descobre que é descendente da grande Alis, o que pouco importa, já que isso não lhe dá vantagem nenhuma.

Se você quiser mais detalhes, vai lá no post do 2 original. Não fica panguando e apoia o pai o Calabreso. Queria muito largar a mão de ser um proletário para ficar jogando JRPG de meninas cavalo o dia inteiro. Me ajuda nesse sonho, nunca te pedi nada!!

Ok, para não passar batido pela parte de spoilers, vou contar umas leves diferenças que encontrei na treta durante a jogatina:

  • Como disse antes, existem várias referências ao TA 2 e uma delas é a missão de Eusis, que também envolve encontrar uma outra Agente de Saúde (ainda sigo sem saber que tipo de agente eles são) que está perdida. Essa agente é Shelley, uma namoradinha que ele tem desde a infância e aparece no jogo de texto. Todo mundo sabe que ele maceta a Nei mesmo, mas vamos fazer de conta que acreditamos nesse papo de irmã mais nova e amor de infância.
  • Quando encontramos a Nei First, a gêmea do mal, nessa versão, ela explica que na verdade é um biomonstro criado por cientista merdeiros do governo, que estavam sobrecarregando a energia do Climatrol (que não é um remédio para gastrite e sim um regulador de temperatura) para criar soldados perfeitos e obedientes. E que com ela o tiro saiu pela culatra e ela está tocando o fodasse para se vingar. No caso, ele não é uma parte maligna de Nei, e sim uma outra experiência como Nei, o que é melhor, que esse lance de metade maligna não cola desde o Piccolo.
  • Na parte onde nossos manos são salvos por Tyler, o pirata espacial, o cara explica que na verdade pertence a um grupo anti Cérebro Mãe e que estava monitorando os passos da nossa turma para ajudá-los caso precisassem. Ele ainda some de qualquer jeito do mesmo modo como entra na trama como antes, mas pelo menos tem algum motivo para fazer o que fez. Ele também parece muito com Odin, o que pode indicar parentesco.
  • Encontrando nosso amigo Lutz (Noah), que hoje já não tenho certeza se é o original ou um parente, descobrimos que ele salvou a vida de Eusis quando o mesmo era um ranhentinho devido a influência do espírito de Alis. Isso é uma chapação dos infernos sendo sincero, mas dá um pouco mais bagagem para o encontro com o projeto de Dr. Estranho.
  • Nossa amigue Dark Falz não é mais encontrada em um baú, que era uma coisa sem sentido, mas sim em uma caixa de Pandora. Não temos grande explicação do que é essa caixa de Pandora e sai do cu do roteirista, mas é melhor uma parada mística que um baú velho mofado no meio de uma nave espacial.
  • Para encerrar temos uma leve explicação sobre o que rolou com a Terra nesse mundo. Os caras dizem que chegaram ao ápice da tecnologia, só que caíram no papo da Força Negra e tudo foi para as cucuias. Isso não muda muita coisa, mas é uma desculpa para tudo estar conectado.

Fechamos mais uma e só posso dizer uma coisa: Não joguem essa merda!! Nem essa e nem o original. Querem saber do que se trata? Leiam os meus posts que fiz o sacrifício por vocês. Ainda sim querem ver o jogo? Vai no Youtube e procura uma gameplay, que sempre tem um tonto jogando e dizendo que ama essa porra. Masoquista do caralho!! Só estão querendo se aparecer dizendo que gostam disso.

Tive uma discussão (discussão, não briga) com um amigo sobre esse jogo – e o original – ter uma jogabilidade punitiva. E eu continuo achando que ela não é punitiva e sim desbalanceada. Punitiva é a jogabilidade da série Souls, onde você não pode errar um movimento que é game over. Aqui você nem acertando os movimentos não é punido. Porra tem inimigo comum que te mata com um golpe. Você mesmo em nível alto, se sente fraco e parece que vai ser abordado por dois caras na moto a qualquer esquina. Sério mesmo, não recomendo ninguém a passar por esse sofrimento. Sejam felizes e vão jogar outra coisa.

Tchau, até mais, que eu vou ali tomar uns calmantes antes de ir para mais um MMO cu dessa bosta de série!!

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