
E é chegada a hora mais aguardada meus amigos e minhas amigas!! Aquele post de lista bagaceira feita apenas para farmar uns cliques e ver se melhora a pindaíba. Poxa, está bem competitiva a vida no Bostil, a gente tem que dar um jeito de ganhar a vida. Eu poderia estar matando e assaltando, mas estou aqui fazendo algo honesto. Se bem que post de melhores e piores de Phantasy Star pode ser até mais degradante que as outras duas opções acima.
Sério minha gente, não foi simples fazer esse ranking aqui não. Decidir qual dos jogos é o pior foi complicadíssimo. Me parece mais fácil resolver a guerra de Israel e Palestina, que isso aí. Eu juro para vocês que usei um sistema ultra confiável de avaliação, mas mesmo assim pode ser que o ranking mude enquanto eu escrevo e publico o esquema e quiçá daqui a um tempo quando eu relê-lo.

Phantasy Star Generation 2
É meu povo, não tem como eu não achar Generation 2 o pior jogo desta saga. Não que o jogo seja horrível e tem umas trolhas piores que ele. É mais pela oportunidade desperdiçada mesmo. Eles tinham um conceito interessante nas mãos, poderiam ter melhorado e aprofundado os personagens, poderiam ter melhorado e refinado a jogabilidade, poderiam ter rebalanceado o game para ser menos injusto, mas resolveram só trocar o gráfico. Que por sinal, nem é o que tínhamos de melhor na época de lançamento. Não tem como, amargue a última posição e saia daqui.

Phantasy Star 3
Briga boa essa pelo fundo do poço. Se eu pensar mais um pouquinho a parada pode virar! Só de olhar para a imagem acima você consegue entender o motivo desse game estar tão abaixo na lista. A única coisa que presta nessa naba é o conceito de múltiplos caminhos dependendo das escolhas de casamento (que também não é lá grandes coisas), o resto é tudo um completo fiasco. Saia daqui também antes que eu te coloque em último, seu maldito!!

Phantasy Star 2
Povinho, desculpe, mas não tem como. Esse carinha aqui tirou meu sono e não tenho como não colocá-lo junto de seu filho na rabeira do esquema. Ele é desbalanceado, injusto, muito repetitivo e às vezes é melhor cair de moto que jogá-lo. Sem contar o monte de personagens que não são aproveitados na trama e só tem um texto como história. Não dá, mais um que tem que sair das minhas vistas para que eu não o coloque em último!

Phantasy Star Online 2
Depois de perder 1 mês assistindo cutscenes intermináveis nessa bosta, você achou que ele estaria aonde? Sem papo, aqui é fundão da sala e com muitos deméritos. O game tem sua parcela de méritos, como ser de fato, pelo menos na minha opinião, o primeiro a ser um MMO de verdade na saga, mas os deméritos da parte de campanha jogam tudo por água abaixo. O mano tinha tudo para ser um jogo divertido e jogou tudo fora com essa atrocidade de modo história. Para mim, errou onde não poderia.

Phantasy Star Online Episode III: C.A.R.D Revolution
Esse aqui não tem muito o que comentar. É um spin-off de cartinhas e que não fede e nem cheira. É divertido, tem uma história super ultra confusa e no final você nem se lembra que existe. Está no meio da lista porque é onde faz sentido para mim.

Phantasy Star Universe: Ambition of the Illuminus
Esse aqui também é outro que nem fede e nem cheira. É um spin-off de Universe e que não vai para lugar nenhum. Serve mais como expansão do que qualquer outra coisa, mas foi lançado como jogo independente pelo sistema de DLC’s ainda não estar vigente no PS2. É legal, pois o Universe é legal, mas se não existisse ninguém reclamaria. Meio de tabela e sem muito choro.

Phantasy Star Online
Eu sei da importância desse mano e de quão a frente de seu tempo ele é, mas não posso passar pano para um jogo que fez o que ele fez comigo. Para quem não lembra (se não leu recomendo), eu cheguei no último chefe desse cara e não consegui matá-lo por estar como uma classe que basicamente serve mais para suporte. É uma puta falta de sacanagem, não tem perdão. Ainda mais que a classe era Mago. Pela ofensa aos meus antepassados esse cara deveria estar em último, só não está que teve ofensas piores.

Phantasy Star Adventure
O que falar mais uma vez? Outro spin-off que você joga e nem lembra depois de uns 20 minutos. É divertido para quem curte esses games adventure (o que é o meu caso), mas que não faz nada de diferente. A história é bem básica, mas pelo menos é direta ao ponto. Está na frente dos outros spins e até do Online, por me ofender menos, mas nada que faça ele ser um game muito melhor que os outros. É no meião também!!

Phantasy Star 0
E mais um spin-off para conta. Como temos spin-offs nessa saga, né mesmo? No caso de Zero, a única vantagem em relação aos outros é que ele tem um arco de história bem mais definido e direto, que me agrada. Ele tem a mesma jogabilidade desse englobado de Universe e Online, mas ganha pontos pela trama diferenciada. Nada que seja um novo Duna de Frank Herbert, mas é algo que me chamou a atenção por brincar com a lore já pré-estabelecido.

Phantasy Star Portable
Definição de mediocridade na área meu povo. A jogabilidade é um adaptado de Universe do PS2 para o PSP que até funciona, a trama é na mesma linha que os demais e a chatisse é impregnada por todos os cantos como é padrão. É um jogo que dá para se divertir, mas na linha “Universe” é o mais fraco disparado, por isso é o mais abaixo na lista.

Phantasy Star Portable 2
Esse aqui podemos resumir como sendo uma reunião de tudo que tinha até então. Ele reunia o que tinha de melhor em termos de jogabilidade, o melhor em termos de conteúdo, o melhor em termos de gráfico, o melhor em termos de história e assim vai. Ele está na frente de muitos aqui por contar uma história interessante e por eu ter gostado muito da Emilia, sua protagonista. Não é algo que se diga nossa que jogão, mas levando em conta a saga, é sim um dos mais divertidos.

Phantasy Star Gaiden
Reparando bem agora, não sei porque Gaiden está nessa posição. Pode ser porque ele foi um JRPG basiquinho e que me deu uma leve animada enquanto os outros jogos estavam me deixando de cara vermelha? Pode ser, mas como não tenho certeza, vou deixá-lo onde está para não ter que mexer no que já está pronto.

Phantasy Star 2: Text Adventures
Ixi, outro game que não sei porque está na posição que está!! Na verdade sei sim, é pelo meme, pela zoeira e porque ele aprofunda aquele monte de personagens do 2 que a gente não sabe nem bem de onde vem. Ele tem várias histórias interessantes (como a da Nei) e me diverti bastante. Já comentei que sou particularmente fã desse tipo de jogo ADV.

Phantasy Star
Ahh, o pai de todos tem que estar em um lugar de mais destaque, né mesmo? Não, na real ele só está aqui devido ao monte de tranqueira que temos. Ele é um jogo que firmou as bases do que é o estilo JRPG e é super revolucionário com suas dungeons em fake 3D, mas nada disso me fez gostar dele. Achei ele bem complicado de jogar e quase não me diverti. Eu sei, é uma lástima, mas estou mais uma vez abrindo meu coração.

Phantasy Star Universe
E o que falar de Universe? Que eu realmente gostei e me diverti. Sinceramente, acho esse game bom e recomendo a jogatina. Ele pega em uma história super arrastada e não acho que a trama case muito com a play, mas ainda sim acho o game bom. A maioria dos personagens são interessantes, as mecânicas são bem mais refinadas e o fator diversão é bem alto. Esse pode ser considerado o primeiro da lista que de fato é um jogo que eu gosto.

Phantasy Star Nova
Eu sei, eu sei, no post pareceu que eu detestei Nova e que é o pior game do mundo, mas já expliquei que aquilo era o cansaço de final de saga. No final acho ele bem divertido, acho que tem uma história simples e efetiva, acho que as novas mecânicas são interessantes e recomendo a playada. Não é um game nota 10, mas é um consistente 7. Só não vai comprar um Vita só por causa dele que a grana não vale. Aproveita só se tiver o portátil de bobeira em casa e nada o que fazer.

Phantasy Star Generation
Que diferença, não é mesmo? Um remake está em último e o outro está na medalha de bronze. Pois é, essa diferença se dá única e exclusivamente, pois um deles desperdiça a oportunidade de melhorar seu jogo base, quando o outro melhora muito. Generations é uma aula em como modernizar um game datado e manter a pegada do original. Os gráficos poderiam ser muito melhores, mas mesmo assim a qualidade de vida de tudo é melhorada. Tanto que recomendo jogar essa versão de Phantasy Star, do que a antiga. Sem falar que a trama melhora bastante e dão personalidade para os protagonistas, coisa que faltava. Merecidíssima medalha de bronze.

Phantasy Star Online 2: New Genesis
Sim, é um gacha safado feito para tirar grana de otaku punheteiro vendendo semi roupas para waifus, mas é um jogo muito prazeroso de se jogar. Jogar com as duas mãos no controle e não uma no carinho, para ficar claro. A história não é lá essas coisas, mas a gameplay fluída compensa muito tudo. É muito bacana navegar por um mapa grandão metendo a porrada em tudo que se mexe. Sei que parece uma puta hipocrisia da minha parte que sempre Hateia esse tipo de game, mas tenho que ser sincero e dizer que ele ganha a medalha de prata com muita maestria.

Phantasy Star 4
Agora me responda, tinha como não ser ele a medalha de ouro? Se você respondeu que tinha, você está completamente biruleibe das ideias, já que esse jogo é o melhor da saga disparado a léguas e léguas de distância. Não tem choro, nem vela, aqui é onde separamos os meninos dos homens, o joio do trigo e os grandes jogos dessas porcarias que usam para ganhar grana fácil na Twitch. O esquema é a melhor jogabilidade em termos de JRPG, é a melhor trama de todos os jogos e tem os personagens mais memoráveis. Está longe dos best of the best, mas ninguém é maluco de dizer que esse aqui não é um jogo foda. É ouro neles sem nem pensar!!

E eras Wilson minha gente!! A parada não foi fácil de tankar, não vou mentir, mas está concluída a saga no blog. Eu vi que tem um jogo de celular mais gacha safado que New Genesis, que se chama Idola alguma merda, e que não preciso dizer que não vou jogar. Só vou voltar a jogar algo dessa saga se for novo mesmo.
Me despeço dessa turminha espacial que enfrenta perigos trazidos de volta após mexer com tecnologias do passado sem muito aperto no coração. Afinal, não curti quase nenhum game da saga de verdade. Levo boas memórias do quarto game, um pouco de Universe e levemente do primeiro. O resto é melhor deixar quieto por hora e que venha uma nova saga com aventuras mais interessantes!!!